'Empresto minha voz e minha paixão', diz marcador mais jovem da quadra junina sobre atuação no Amapá
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Hícaro Barros tem 19 anos e aos 17 ganhou o título de melhor marcador junino no estado. Hícaro Barros fantasiado de Mestre Sacaca durante apresentação da Estrela do Norte em 2025
Arquivo pessoal/divulgação
O amapaense Hícaro Barros, de 19 anos, é considerado o 'Marcador' mais jovem da quadra junina amapaense. Aos 17 anos venceu uma competição local como 'melhor marcador junino'.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Hícaro atualmente defende o quesito na Quadrilha Estrela do Norte. Ao g1, ele contou sobre a alegria de defender o grupo.
"Tenho a honra de defender o quesito Marcador da Quadrilha Estrela do Norte. Sou o Marcador mais jovem da Quadra Junina Amapaense e, há três anos, empresto minha voz e minha paixão para que o espetáculo ganhe vida e emoção", explica.
O profissional, está no grupo junino há duas temporadas e se considera da casa. Ele conta que foi a partir dessa nova experiência que se apaixonou verdadeiramente pelo universo da cultura popular.
O que é o 'Marcador'?
É o responsável por conduzir o espetáculo da quadrilha. Também é conhecido como animador ou apresentador, é ele que narra a temática e faz a justificativa das movimentações coreográficas realizada pelo grupo, mantendo o público atento às apresentações que fazem parte do espetáculo encenado pelo grupo.
O 'Marcador' é um quesito obrigatório nos grupos juninos. O profissional é julgado pelas comissões e notas lhe são atribuídas em cada evento.
Ao falar sobre como se sente antes de entrar na quadra para mais uma apresentação, Hícaro diz que sempre foi muito comunicativo e acaba ficando ansioso para o grande momento.
"Eu sempre fui muito comunicativo, então me sinto ansioso para levar a informação para eles, pois quadrilha não é só dança, mas também é aprendizado. Então ansiedade é a palavra. E tudo se transforma mais ainda quando esse público participa interagindo e torcendo", conta.
Trajetória
O jovem 'Marcador' começou a atividade no grupo em 2022. Ajudava nos bastidores, na coordenação e fazia de tudo um pouco para que o espetáculo pudesse acontecer, desde empurrar palco até auxiliar na organização.
Em 2023, Hícaro saiu da Estrela e passou a integrar outro grupo, pois, tinha o sonho de ser 'Marcador' e neste mesmo ano, conseguiu destaque recebendo o título de Melhor da categoria em Macapá, durante um evento público.
No ano de 2024, com a aposentadoria do primeiro Marcador da Estrela, acabou sendo escolhido para o cargo.
Legado
Os pais do Hícaro foram um dos primeiros casais do Grupo Estrela do Norte, um legado que permanece recheado de amor à cultura popular.
"Há três anos eu marco e tenho a honra de ser a voz da Quadrilha Junina Estrela do Norte à dois anos, nesse grupo onde fui criado, ensinado e sempre respeitado como profissional. Meus pais, inclusive, fizeram parte dos primeiros casais da fundação da Estrela, o que torna minha história com essa quadrilha ainda mais especial e enraizada", diz.
Hícaro Barros durante apresentação do grupo junino Estrela do Norte em Macapá
Arquivo pessoal/divulgação
Estrela do Norte
A Estrela do Norte foi uma das vencedoras no 'Arraiá do Povo', realizado na Zona Norte de Macapá até o dia 2 de julho. Em 2025 trouxe o tema “Isso é o Amapá, Minha Identidade, Meu Orgulho, Meu Lugar!”, exaltando as raízes, a cultura e o orgulho do povo amapaense. O grupo vai representar o Amapá no Nacional de Quadrilhas Juninas 2025.
VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Arraiá do Povo: Bagunçados dos Matutos, Simpatia da Juventude, Estrela do Norte e Luar do Sertão são campeãs no AP
Autismo e quadra junina: entenda como a inclusão fez o grupo junino do Amapá ganhar três festivais
Arraiá do Povo anuncia quadrilhas juninas campeãs de festival no Amapá
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: